Tradutor

terça-feira, 28 de julho de 2009

Vida por Vidas chega aos Estados Unidos e impressiona comunidade de Newark


[Newark, Nova Jersey, EUA] O Projeto Vida por Vidas é uma campanha de doação de sangue realizada pelos jovens adventistas na América do Sul. Certo? Quase. As barreiras de idade e território foram quebradas este ano. Um Clube de Aventureiros de New Jersey, nos Estados unidos, realizou a campanha com sucesso estrondoso.

Quem conta é Carla, que dirige os aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia Luso Brasileira. Um dia, ao andar pelo shopping da cidade a procura de travesseiros, Carla e seu esposo viram alguns jovens distribuindo folhetos que incentivavam a doação de sangue. Ao conversar com seu esposo, que dirigia o Clube de Aventureiros Little Friends of Jesus, sugeriu que as crianças fizessem também este trabalho.

“Mas ele achava que as nossas crianças eram muito pequenas para fazerem isso, e não iriam entender nada”, conta Carla. Mas o desejo de envolver numa campanha de doação de sangue crescia sempre.

Em 2008, o casal começou a fazer o curso de Guia Maior, e, enquanto fazia as pesquisas para o curso, sempre aparecia algo sobre doação de sangue, sem que Carla estivesse à procura deste tema. “Eu perguntava para Deus o que Ele queria mostrar para mim, e durante todo o ano foi assim”, ela lembra.

No final daquele ano, em uma de suas pesquisas, Carla encontrou o site do Projeto Vida por Vidas, e ficou encantada com o texto do folder. “Neste dia chamei meu esposo e disse para ele que não tinha mais dúvida nenhuma que a participação das crianças do clube neste projeto era a vontade de Deus”, afirma.

Para 2009, a igreja elegeu para a direção do Clube de Aventureiros, dando a oportunidade de Carla tomar a direção do projeto. “Mas a igreja não tinha dinheiro para isto. Por isso, fui à prefeitura e um vereador contribuiu com R$ 3.950.00. O Hospital Saint Michaels doou R$2.000,00. Estive também na Rede Record de Televisão para que fizessem a cobertura da campanha, e lá conseguimos 50 propagandas”, enumera. A rádio América (uma rádio brasileira de Newark) também fez várias propagandas até o dia do evento. Os jornais da cidade de língua portuguesa também publicaram informes, sem custo algum.

Em Newark o Projeto Vida por Vidas não foi apenas uma campanha de doação de sangue, mas também de cadastro para doação de medula óssea, e inscrição para a realização de exames de prevenção de câncer de mama e colo uterino, gratuitamente, através da parceria com o Hospital Universitário da cidade e do Hospital Saint Michaels. Durante o dia foram realizados também exames de sangue e aferição da pressão arterial.

A American Red Cross, Icla da Silva Foundation e alguns membros adventistas de Washington participaram do projeto fornecendo a alimentação de todos os voluntários.

Foram cadastradas 146 pessoas para a doação de medula óssea e coletadas 65 bolsas de sangue. “Só não captamos mais porque a Cruz Vermelha não tinha mais bolsas para coleta”, explica Carla.

Como resultado dessa ação, aventureiros, desbravadores e os jovens adventistas puderam mostrar a população o que crêem e fazem, demonstrando também que ama ao próximo.

Francis Matos
com informações de Carla – Clube de Aventureiros Little Friends of Jesus